Moules et Frites, foto de prato afrodisíaco por Wim Dejong em http://www.flickr.com/photos/wimdejong/4875270694/

Comida Afrodisíaca – Gastronomia Erótica

Dia desses, o comentário sobre uma fantasia erótico-gastronômica envolvendo uma mousse de chocolate da Kopenhagen, me fez parar e pensar exatamente no quanto o comum pode virar especial. Tudo só depende do que você faz e com quem você faz. Isso sim faz toda a diferença. Não foi à toa que o primeiro post sobre Gastronomia Erótica da Carol tinha uma receita de calda de chocolate. Chocolate e sexo realmente faz parte do imaginário de muita gente.

Já comentei por aqui que o que faz um prato ser afrodisíaco é muito mais a intenção do que as propriedades em si. É claro que o chocolate ajuda a estimular a produção de endorfina, a química da felicidade. E o gengibre é vasodilatador, o que dá aquela sensação do sangue correndo mais rapidamente pelo organismo. No entanto, é o empenho, o cuidado e a intenção com que preparamos um prato que faz de uma simples xícara de chocolate quente, a xícara de chocolate quente. Deve ser por isso que o cinema abusa tanto deste tema.

Como temperar sua vida sexual

Chocolates, eternos afrodisíacos.

Pensando nisso, nas infinitas possibilidades da comida afrodisíaca, fiz uma busca e encontrei um ótimo guia no site Cama na Rede. Nele, há dicas de condimentos, ervas, carnes, frutos-do-mar, frutas, bebidas… Uma bela pesquisa que resolvi reproduzir abaixo com os devidos créditos, é claro.

Condimentos

Açafrão: Especiaria vermelho-alaranjada, perfeita no uso com mariscos. Tradicionalmente utilizada na Espanha em pratos com frutos do mar, como a Paella, por exemplo. No Oriente é muito utilizado como estimulante.

Açafrão-da-Índia: Possui um gosto um pouco amargo. Deve ser usado moderadamente, porque pode encobrir os outros sabores.

Alcaparra: Frutos redondos e pequenos, de sabor muito forte, que acompanha peixes.

Anis: É uma planta de flores brancas e sementes pequenas e aromáticas. Confeitos, xaropes, essências, temperos e licores podem ser feitos com esse ingrediente.

Baunilha: Tempero indispensável para doces, bolos, sorvetes, cremes, café, chocolate etc. Vem em estojos (ou cápsulas), extrato ou essência. Se puder escolher, evite a baunilha sintética, de sabor grosseiro e às vezes tóxica.

Borragem: Usa-se para cozinhar carnes e peixes, assim como em saladas..

Canela: Extraída da casca da árvore da canela. É usada em lascas e em pó. Coloca-se em doces, mas também em carnes e diferentes tipos de curry, na Ásia e no Oriente Médio.

Cardamomo: Pode ser vendido em sementes, que são moídas para cozinhar, ou em pó, que perde o aroma rapidamente. Nos países árabes, é colocado no café para enriquecer o sabor e estimular a benevolência entre os amigos. As sementes são mastigadas para refrescar a boca,

Cominho: Seu óleo é utilizado em loções balsâmicas e filtros de amor. Na culinária é empregado no tempero de lentilhas e feijões.

Cravo: Usado nas sobremesas, carnes e presunto, para dar um toque especial.

Curry: Não é uma especiaria, mas uma mistura de várias delas: coentro, cardamomo, pimenta caiena, pimenta, gengibre, canela, sementes de mostarda, açafrão-da-india etc.

Endro: As folhas e sementes são usadas sobretudo em peixes. As sementes, colocadas em uma garrafa de óleo ou vinagre , aromatizam delicadamente.

Erva-cidreira: Serve para maionese, receitas com queijo fresco e creme, molhos, saladas e algumas sobremesas de frutas.

Estragão: Utilizado em carnes. É melhor fresco.

Gengibre: Pode ser adquirido em pó, xarope e como raiz fresca.. Seu sabor característico é um pouco picante. Muito utilizado na cozinha japonesa, mas também em comidas exóticas e no preparo de sobremesas.

Hortelã: Seu sabor fresco é popular em doces e bebidas. Também é usado em muitos pratos de diferente origem. Na Inglaterra acompanha o cordeiro, entre os árabes, as carnes variadas.

Lavanda: As sementes aromatizam perfumes e sabonetes. Realçam a sopa, que deve ser coada antes de servida.

Louro: Na comida o louro é usado em pouca quantidade, só uma folha pequena ou média, porque tem um sabor muito forte, um pouco amargo.

Manjericão: Produz mais efeito quando fresco, nos pratos mais variados.

Mostarda: Pode ser comprado em semente, em pó e preparada.

Noz-moscada: É uma noz dura usada para aromatizar doces e sobremesas, mas que também realça o sabor de alguns vegetais, como espinafre e carnes suaves.

Orégano: Típico da cozinha mediterrânea, possui aroma e sabor fortes.

Pimenta: Picante e ardida, acentua o sabor dos alimentos.

Pimenta caiena: Feita a partir do pimentão vermelho seco e moído, é a base da páprica, da pimenta em pó, do tabasco e da santaka, no Japão. Usa-se em pouca quantidade, para dar cor, sabor e um toque picante.

Salsa: Existem mais de trinta variedades comestíveis. Usa-se em carnes, peixes, saladas etc. Seu frescor alivia o hálito de cebola ou alho.

Sálvia: Tem aroma muito penetrante e deve ser usada com moderação. A carne de porco e as aves de caça são bem acompanhadas com esse tempero, que aprimora o sabor.

Tomilho: Utilizado no preparo de vários molhos com vinho tinto. Acompanha as carnes vermelhas e é indispensável nos patês.

Substâncias

- marapuana

- catuaba

- guaraná

- ginseng

- pfaffia paniculata

- gengibre

- alho

- cebola

- gergelim

- tahine

Carnes diferentes

Testículos:

Desde há muito tempo, os testículos de alguns animais têm fama de estimulantes. Enquanto na Ásia os preferidos são os de macaco, na América, os de touro ganham maior simpatia. Em outras partes do mundo elege-se os testículos de cordeiro e de bode.

Fígado e rim:

O rim de gado bovino ou de cordeiro é um prato habitual na Espanha e na França. Atribui-se a eles o estímulo sexual, graças ao papel fundamental que representam na circulação da energia vital.

Tartaruga:

Normalmente preparada como sopa. No Oriente, a carne deste animal é muito apreciada por suas virtudes estimulantes, e na Antigüidade era prato obrigatório na corte chinesa.

Caracol:

Considerado afrodisíaco devido talvez a sua semelhança com o clitóris.

:

A única parte aproveitável são as patas.

Frutos do mar

Os moluscos e crustáceos do mar são considerados, dentre os afrodisíacos, os mais poderosos. Na hierarquia, as ostras ganham o papel de prima-dona e os mariscos vêm logo em seguida.

Abalone:

Mora em uma concha grossa, grudado às pedras, geralmente em águas frias. É muito usado nas cozinhas chinesa e japonesa.

Amêijoa e mexilhão:

Podem ser comidos crus, com limão, mas o sabor se acentua quando preparados nas sopas ou cozidos. Também podem ser levemente assados no forno, em suas conchas, com queijo parmesão ralado, pimenta e umas gotas de vinho branco.

Vieira:

Usualmente é vendida limpa e pronta para cozinhar.

Lula e polvo:

Deliciosos. Exigem uma certa técnica de cozimento, pois podem ficar emborrachados.

Camarão, lagostim, caranguejo, lagosta e outros crustáceos:

São saborosos, decorativos e muito afrodisíacos. Fáceis de preparar.

Ouriços-do-mar:

Considerados mais afrodisíaco do que as ostras.

Ostras:

Consideradas o melhor da comida afrodisíaca. Comidas cruas com limão.

Frutas

Amêndoa:

Muito usada em cremes, sabonetes e loções para massagem.

Abacate:

Uma das frutas mais ricas em vitaminas.

Banana:

Seu poder afrodisíaco é mais associado à forma.

Coco:

Bastante calórico. Na Índia, acredita-se que aumenta a qualidade e a quantidade do sêmen e cura doenças das vias urinárias.

Tâmara:

Rica em calorias e vitaminas, altamente energética.

Pêssego, damasco e ameixa:

Devido à aparência, são feitas associações às partes íntimas femininas.

Morango e framboesa:

Para acompanhar bebidas, principalmente o champanhe.

Romã:

De origem árabe, são creditados a ele poderes afrodisíacos, normalmente associados a cerimônias de fertilidade.

Figo:

Através da tradição oral, se tornou associado à fertilidade.

Manga:

Rica em vitaminas e calorias.

Maçã:

Associada ao pecado e à tentação. Os licores de maçã, como o calvados e o sidra, são estimulantes e acredita-se que rejuvenesçam.

Marmelo:

Junto com a maçã e o romã, é a fruta simbólica de Afrodite.

Pêra:

Sua forma também é associada ao corpo feminino.

Uva:

Sempre associada ao prazer e à fertilidade.

Pistache:

Fruto muito popular em toda a Ásia.

Ovos

Pela associação com a fertilidade, os ovos fazem parte do cardápio erótico de todas as nacionalidade. A eles são atribuídos poderes afrodisíacos e reconstituintes.

Ovos de codorna:

Pequeninos, sempre fizeram parte do cardápio afrodisíaco.

Caviar:

Ovas extraídas do peixe esturjão, tem total aceitação como afrodisíaco.

Bebidas

Café:

Excitante por conter cafeína, um alcalóide de efeito poderoso. É consumido em várias partes do mundo, principalmente no Brasil.

Chá:

Bastante consumido na Inglaterra desde o século XVIII até os dias de hoje. Também popular na Índia, misturado a especiarias, e no Japão.

Chocolate:

Era a bebida sagrada dos astecas e estava relacionado à deusa da fertilidade, Xachiquetzal. De sabor muito agradável, vicia e excita por conter o alcalóide teobromina entre seus componentes.

Mel:

A primeira bebida alcoólica surgida na humanidade foi o hidromel, vinho doce feito de mel, usado na Europa até o século XVIII.

Mais elaborado foi o Alkuhul, o espírito do vinho desenvolvido pelos árabes através do processo da destilação.

A reputação do mel como afrodisíaco é enorme. Riquíssimo  em vitaminas R, C e minerais do pólen, estimula a produção de hormônios sexuais. Além de ser saboreado puro, é usado na preparação de doces mesclados com nozes, coco, ovos, especiarias etc.

Absinto:

Licor verde extraído da planta do mesmo nome, à qual são acrescentadas ervas. Considerado muito afrodisíaco, teve a fabricação proibida por seus efeitos altamente tóxicos.

Anis:

Seu sabor é muito semelhante ao do absinto. É a base de muitos licores afrodisíacos, como o Pernod, o Ricard, o Pastis e o Arak.

Amaretto:

Preparado à base de amêndoas, é usado como digestivo.

Benedectine:

Inventado pelos monges benedectinos.

Calvados:

É um brandy feito de maçãs .

Champanhe:

O rei dos vinhos. É espumante e leve. Serve-se gelado.

Grand Marnier:

Conhaque francês com sabor de laranja.

Curaçao:

Bebida doce fabricada com laranjas amargas.

Xerez:

Vinho forte e doce.

Vinho do Porto:

Vinho forte e doce.

Kirsch:

À base de cereja, também usado para aromatizar vinhos e champanhes.

Parfait Amour:

Raro licor perfumado.

Vodca:

Por ter um efeito inibidor, não é particularmente afrodisíaco quando ingerido em muitas quantidades.

Vegetais

Promoção Aniversário AVS 2 anos

E por falar em vegetais, eles podem ser muito interessantes quando usados com criatividade, sabia?

Alho:

Além de afrodisíaco, são atribuídas a ele muitas qualidades curativas.

Alcachofra:

Para alguns, o prazer também está em comê-la com as mãos.

Aipo:

Gregos e romanos o utilizavam como afrodisíaco.

Arroz:

Simboliza fertilidade.

Agrião:

Alguns acreditam ser estimulante.

Cebola:

É considerada afrodisíaca desde a antigüidade.

Cogumelos:

Devido talvez à sua aparência lembrar a de um pênis.

Aspargos:

Também lembra o pênis.

Espinafre:

Rico em vitaminas e minerais.

Grão de bico:

Muito consumido pelos árabes.

Milho:

Simboliza fertilidade e abundância.

Nabo:

Também considerado afrodisíaco.

Pepino:

Considerado por alguns como estimulante, para outros, exatamente o contrário.

Pimentão doce / Pimentão picante:

Considerado afrodisíaco e utilizado em comidas exóticas.

Alho-poró:

Romanos e gregos lhe atribuíam poderes afrodisíacos.

Tomate:

Considerado exótico nos tempos antigos, quando a Europa o importava de países sul-americanos.

Trigo:

Representa a fertilidade.

Trufa:

Sua reputação como afrodisíaco foi confirmada.

Cenoura:

Rica em vitamina A.

Fonte: Cama na Rede

Leia também:

Dieta do sexo: escolha bem os alimentos e melhore sua performance na cama

A química das relações: aprenda pequenas atitudes que fazem a diferença no relacionamento

23 opiniões sobre “Comida Afrodisíaca – Gastronomia Erótica”

  1. Tenho 35 anos e 10 de casada, somos privilegiados de sermos bem de vida, comemos super bem e faço no minimo uma vez sexo por dia. Acho que estou no ápice da sexualidade. Comida e sexo são coisas q se complementam, imagina se eu não comesse antes ou depois do sexo… viraria um desnutrida!! Xô pobreza eu quero mais é transar!!!!! kkkkkkkkkkkkk

  2. oi!!!

    Eu sou louca por gastronomia adoro cozinhar,gostaria de saber onde você se formou ,se for possível quero dicas e receitas para poder treinar em casa,na verdade quero aprender com você me ajuda,para que eu possa realizar o meu sonho de ser chefé de cozinha e ter o meu Restaurante quem sabe um dia,obrigado sucesso pra você beijos.

  3. eu preciso de uma ajuda me separei e o me ex- marido me procurou e quer voltar eu queria saber de uma bebida com frutas e chocolates para seduzir ele na cama me da uma dica desde ja mito obrigado kelly

  4. Obrigado de coracao a cricao de desta informacoes tao util, para todos q amam fazer amor(sexo) com suas namoradas ou esposas, é gratidicante saber, realmente o q comer e para que, pois as vezes perdemos esse paladar tao apurado que vem com os alimentos afrodiziacos e o mais importante, é que nos precisamos sempre melhorar nossas perfomace, cendo homem ou mulher, para continuar essa setenha do sexo sempre em auta, é maravilhoso q exista pessoas comprometidas com outras pessoas para informar como pode ser melhor sexo(amor) ou apenas uma transa, seja com quem for e com uso consciente do preservativo, pois sabemos q as doencas existem e q temos q nos precaver, vamos usar de bom censo e tranzar mais e melhor, a vc aquigo q criou o site A VIDA SECRETA, q Deus sempre te Ilumine e despege em seu coracao coisas muito boas, obrigado a tdos

  5. *** eu estou aqui para deixar uma receita para a mulherada que curti sexo como eu

    **** folhas de rucula com arroz branco e abacate nos deixa mais quentes *** e o maridao pede agua sempre mas nos estamos sempre pronta espremente vcs vao ter seus maridos na palma da mao bjs

  6. oi, gostei muito do que vi gostaria de ter mais informações sobre pratos rapidos e afrodisiaco,pois vai aver um encontro de casais na minha igreja e gostari de saber se ha um prato rapido e facil e economico mais gostoso para servi.ficaria muito grata se podece ser atendida por vcs! obrigada.

  7. Olá gostei muito de todas essas dicas, já me da varias idéias pro meu aniversário de casamento q será daqui alguns dias, vou fazer 4anos de casada, eu e meu esposo somos muito felizes graças a Deus e quero fazer algo diferente pra ele neste dia, estoou programando um jantar a dois feito por mim e gostaria que me mandasse se possivel receitas com esses ingredientes afrodisiacos, agradeceria muito se me enviasse por e-mail, por favor. Obrigada desde já. Abços e fique c Deus.

  8. O bom mesmo é cozinhar juntos, comer juntos, transar gostoso e pra completar saborear uma barra de chocolate ou entao um sorvete.. hummmm aiiiiiii coisas maravilhosas dessa vida!

  9. olha comprovamos o mesmo na saida de um rodizio de sushi de frente pro mar. a vontade era tanta que fizemos entre as pedras na praia mesmo, eu estava cavalgando aos gritos e gemidos em cima do meu namorado qdo aparaceu um menino catador de latinhas, percebi a presença dele mas meu namo nao, fiz um jesto pra ele sair ou ficar quietinho, nao consegui parar os movimentos, aquela sensação de saciadez do sushi e a imaginaçao de que aquele menino poderia estar com fome me levaram até o ultimo gemido que saiu como uma ruivada, qdo explodi de prazer. Confesso que fiquei envergonhada depois, mas no momento nao consegui me conter, o sushi é realmente muito afrodisiaco, e culpado por algumas loucuras que cometo de vez em qdo com meu namorado.

  10. Ja fiz uma loucura com meu namorado apos sair de um rodizio de sushi, transamos na varanda do predio com a praia lotada!!! foi tudo de bom mas a ideia veio apos a comilança axo q sushi é afrodisiaco

  11. ola sou apresentadora de tv e meu programa trata de assuntos eróticos e sensuais, achei muito legal o material de vcs para pesquisa de pauta de programa muito legal parabens !!!!

  12. Gostei de tudo nesse post, minha perceira ficou doida, hahaha, esta de parabens o dono!!! Q isso sou o unico homen preocupado em satisfazer a mulher…

    Um abraço ai e prazeres a todos

  13. Pingback: MundoQuente » Consellos para un bo prato erótico
  14. É uma pena que meu namorado não goste de chocolate…. mas tudo bem, existem taaaantas outras opções tão boas quanto! Uma que nunca experimentei, mas morro de vontade é o morango com champanhe… amo os dois separados, juntos então!

    Muito bom esse post, dá muitas idéias….

  15. Acho que sei porque o nabo é considerado afrodisíaco. :-D

    Agora, falando sério, eu gosto muito de cozinhar, então esse post foi perfeito!

Os comentários estão encerrados.